A sala de atividades deve ser organizada para proporcionar à s crianças um ambiente seguro e instigante, onde elas tenham acesso aos brinquedos, livros de história, jogos pedagógicos, materiais de expressão artÃstica, entre outros.
Os cantinhos de escritório, da feira, do consultório médico, da casinha, do estacionamento, do mecânico, da escola, da loja, da quitanda, do supermercado, do pet shop, do cabeleireiro, do banco, da lanchonete ou restaurante, do acampamento, do conserto de eletrodomésticos, da lavanderia, da floricultura, da dobradura, pintura, modelagem, da costureira, da confeitaria, da pizzaria, da praia e tantos outros, são organizados de forma que as crianças tenham desafios e propostas diversificadas que proporcionem a construção da sua autonomia e a expressão do seu conhecimento de mundo pela linguagem do brincar. As crianças podem participar ativamente da organização desses espaços, que são modificados conforme o planejamento e interesse do grupo.
Assim, a organização da sala de atividades em cantinhos também é planejada e organizada de maneira intencional para promover o desenvolvimento e a aprendizagem de meninos e meninas de 0 a 6 anos.
Portanto, para organizar os cantinhos, podem ser utilizados materiais existentes, improvisados ou construÃdos. Então, teclados ou telefones em desuso, máquinas de datilografia, caixas arrumadas como se fossem arquivos, transformam-se em material para o cantinho do escritório; embalagens vazias transformam-se em produtos para os cantinhos de supermercado, loja, cabeleireiro e outros; ursos de pelúcia e outros animais emborrachados podem ser os animais de um pet shop; roupas de boneca ou outras roupinhas são um material interessante para uma lojinha ou lavanderia; eletrodomésticos que não funcionam são a matéria prima para uma loja de consertos; papéis de diferentes tamanhos e cores compõem cantinhos da escola, da pintura, do desenho, da colagem e do banco (neste caso, atribuindo valores).
A construção de materiais que irão compor os cantinhos pode ser uma forma lúdica e bastante rica de planejar com as crianças. O que importa,nesse trabalho, são a criatividade, a disposição e o entrosamento do grupo para a elaboração e construção dos cantinhos, que as crianças adoram pela autonomia que proporcionam e pela valorização de sua capacidade de participar efetivamente da organização dos espaços de brincar e aprender.