» COGNIÇÃO PARTE 1

Qual o significado dos termos cognição e cognitivo? – A tendência atual é considerar que os termos cognição e inteligência tem o mesmo significado e identificá-los com o funcionamento mental. Cognição é a capacidade de processar informações. Em se tratando do homem, é a capacidade de adaptação a situações absolutamente diferentes em curto espaço de tempo. No entanto, vale explicar que a adaptação humana, em seus aspectos cognitivos, difere da adaptação biológica. Dizer que determinada espécie está adaptada a um nicho significa que sobrevive bem nesse ambiente. Afastada dele, entretanto, enfrentará sérias dificuldades de sobrevivência. É importante ressaltar que os homens não só desenvolveram, ao longo da evolução, a capacidade de adaptar-se a determinadas condições: dentro de certos limites, são capazes de modificá-las. Por exemplo, são capazes de desenvolver meios de sobrevivência no espaço, onde não há oxigênio, e teriam condições de viver debaixo d’água, se isso fosse absolutamente necessário. É a essa imensa capacidade de adaptação que se dá o nome de cognição, de inteligência humana.

No passado, enfatizava-se muito a divisão tripartite do funcionamento mental humano em cognição, motivação e afeto. A cognição englobava linguagem, memória e, sobretudo, raciocínio lógico. O afeto estava ligado à valoração do que é prazer ou desprazer, ao conteúdo emocional da vida. Por último, a motivação correlacionava-se com nossas necessidades mais básicas: sono, sexo, fome, sede, etc. Atualmente, essa classificação estanque está ultrapassada. Há razões neurobiológicas, psicológicas e filosóficas que justificam superar tal segmentação. Sabemos, por exemplo, que estruturas do encéfalo ligadas à memória estão diretamente associadas a fenômenos afetivos e da motivação. Do ponto de vista psicológico, não se pode falar em memória sem falar em emoção. Por isso, o conceito de cognição abrange toda a capacidade de processar informações, de reagir ao que percebemos no mundo e em nós mesmos.

Cognição é o ato ou processo de conhecer, que envolve atenção, percepção, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e linguagem.