» A importância das artes no desenvolvimento humano.

Às vezes a tarefa de casa das minhas filhas é algo para ser feito em conjunto com os pais e chamam de arte. Trabalhamos em conjunto fazendo recortes, colagens, pinturas e invenções. Também vem jogos para montar e depois brincar. Acredito que a principal intenção é que os pais brinquem com seus filhos e os livros me parecem mais de história que de arte, porque para mim arte é expressão humana e não um livro enquadrado numa pseudo proposta.

A arte, sem dúvida, foi à primeira forma de expressão do homem. Desde os mais remotos tempos, os homens registram suas marcas e percepções do mundo, que servem como formas de comunicação singulares e históricas, pois ultrapassam o tempo. A palavra arte deriva do latim ars e significa técnica, habilidade. Pode ser entendida como toda atividade humana ligada à estética ou comunicação, realizada a partir da percepção, das emoções e das ideias, com o objetivo de estimular essas funções da consciência e dar um significado único e diferente para cada obra. A arte se manifesta através de uma grande variedade de meios e materiais, como a pintura, a escrita, a música, a dança, a fotografia, a escultura, o teatro, o cinema e outros (Wikipédia, 2012).

A arte é de grande importância para o desenvolvimento humano, porque além de ser uma forma de expressão de um ponto de vista de uma civilização, é também um grande difusor de valores e costumes para nossa sociedade.  Através da arte, sabemos a maneira de ver o mundo, os costumes, os valores sociais, a organização da sociedade, a identidade humana de um determinado lugar e de uma época determinada. Sendo assim, a matéria prima para a arte é o mundo, a vida. Ela permeia o cotidiano das pessoas o tempo todo e possibilita ao ser humano compreender, expressar e recriar a sua existência.

As interações sociais são de importância fundamental na formação do psiquismo humano, pois o funcionamento psicológico só pode ser entendido através das dimensões individual e social. Segundo Vygotsky (1988), o psiquismo humano encontra terreno fértil para seu desenvolvimento no contato com as obras de arte, pois ao adquirir forma a obra de arte exige a participação das funções da consciência, provocando uma expansão nas funções psicológicas como: a percepção, a atenção, o pensamento e a memória, ampliando a sensibilidade, a reflexão e a imaginação.

Howard Gardner (1999), autor das Inteligências Múltiplas, descreve a inteligência humana como um conjunto de competências ou “inteligências” que compõem a mente, Ele defende a ideia de que a arte está intimamente ligada ao desenvolvimento humano, baseando-se no princípio de que toda criança se desenvolve a partir de três sistemas internos de ver, sentir e fazer. O desenvolvimento estético assim como a linguagem e a lógica são natos, mas se desenvolvem a partir da interação e estimulação oferecidas pelo meio. Ao produzir artisticamente, o ser humano articula e estrutura o sentir e o pensar. Nesse processo acontece a organização e a ordenação do pensamento, a significação (representação), a construção de imagem, a expressão da história pessoal e social do sujeito, pois arte é o resultado da articulação entre o fazer, o conhecer, o exprimir e o criar (Bueno, 2002).

Arte, portanto, é o conhecimento, pois o fazer artístico pressupõe o desenvolvimento dos processos mentais de raciocínio, memória, imaginação, abstração, comparação, dedução, generalização, indução, e esquematização; visto que compreende uma série de ações e operações conectadas ao sujeito, que compreende, relaciona, ordena, classifica, transforma e cria (Castanho, 1982). Na produção artística o sujeito participa ativamente, percebe a realidade, sua capacidade de transformar e inovar. Cada criação é única e revela o universo de cada ser, seu olhar, sua visão de mundo, num ambiente de interação social. Diante de uma obra, podemos nos observar, ao mesmo tempo em que observamos a imagem que se entrega à nossa contemplação, ou seja, ao mesmo tempo reflexo e espelho. Ao nos emocionarmos com uma obra, passamos a ouvir em nós o eco da mesma verdade que levou ao artista criá-la. Para que possamos compreender o sentido de uma obra, é necessário permitir que ela nos transforme como transformou o artista (Albano, 2001).

As diversas formas de expressões artísticas, artes visuais, dança, música, teatro e outras, permitem ao homem entender o contexto ao seu redor e relacionar-se com ele, podendo conduzir a novos processos mentais ao provocar diferentes formas de pensar e de ver o cotidiano. A arte através da linguagem, interpretação, e representação do mundo é uma forma privilegiada dos processos de expressão humana e instrumento essencial para o desenvolvimento humano, pois revela uma abordagem global de uma educação estética, baseada na consciência, raciocínio e inteligência dos seres humanos.

Por exemplo, as artes visuais estão presentes no cotidiano da criança quando ela faz um desenho, ou até mesmo um rabisco. Para a criança, tudo que ela passa para o papel é seu sentimento, e é sua forma de expressão que vem do seu interior. A dança é uma arte milenar, e desde a antiguidade, ouvimos falar nela. Dançar é uma forma harmoniosa de se expressar com o corpo em movimento, ligada a uma aprendizagem da atividade mental. A dança desenvolve a compreensão da capacidade que o corpo tem para produzir movimentos, habilidade, autonomia, segurança e liberdade. A música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar, sensações, sentimentos e pensamentos, através de uma organização e ligação entre o som e o silêncio. A interação musical está ligada aos aspectos sensíveis, objetivos, estéticos e cognitivos, sendo assim uma das formas mais importantes da expressão humana. O teatro, por excelência, é a forma de o homem expor seu corpo, sua fala, seu gesto, manifestando a necessidade de expressão e comunicação. A dramatização está potencialmente contida em cada um como a necessidade de compreender e representar uma realidade. Ao participar de uma atividade teatral, o indivíduo tem oportunidade de se desenvolver dentro de um determinado grupo social de uma forma responsável. Assim, o homem estabelece relações entre o individual e o coletivo, respeitando as diferentes manifestações com a finalidade de organizar a expressão de um grupo.

Atualmente, a arte tem sido alvo de estudos e pesquisas devido a sua grande importância na vida das pessoas, nas suas mais diversas manifestações e pelo seu caráter universal. A educação através da arte e não seguindo pequenos passos de um livro didático, tem realizado inúmeros progressos que beneficiam o homem e visa o desenvolvimento de uma personalidade integrada, harmoniosa e criativa. O resultado da união entre educação de verdade e arte são indivíduos mais críticos, valorizados do ponto de vista humanístico, intelectual, moral e estético e, principalmente, integrados ao grupo social. A arte possui a capacidade de transformar o mundo que o rodeia, dada a sua capacidade de não só captar a realidade, mas expressá-la por meio de linguagens criadoras. A arte possibilita o encontro do ser consigo mesmo, de si com os outros, e com a totalidade da realidade humana.

MARIA LUZITA DE FARIA

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