» CANTINHOS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

MARIA LUZITA DE FARIA

 

Acredito que os espaços são mais do que recursos de aprendizados, são o aprendizado em si. É atuando nestes espaços que a criança brinca e recria seus conceitos, assimila regras, aprende a conviver e a respeitar, por isso, devemos pensar com carinho na hora de construir e dispor materiais dos cantinhos.

A proposta de cantos de atividades diversificadas é uma das modalidades de organização do tempo didático. Há outras atividades que são permanentes como as situações de leitura pelo professor, parque, refeições, entre outras. Há também projetos e seqüências que perseguem objetivos mais específicos de aprendizagem.

Os cantos de atividades diversificadas apresentam um momento da rotina, em que as crianças podem escolher o que vão fazer a partir de um leque de opções oferecidas e organizadas pelo professor em vários cantos da sala  ou fora dela. Elas podem escolher, por exemplo, entre desenhar, ler um gibi,aprender um novo jogo de tabuleiro, etc.

– individualmente pelo professor;

– em agrupamentos definidos pelo professor para compartilhar desafios propostos por ele;

– em situações nas quais possam escolher com quem trabalhar e quais desafios desejam resolver;

– coletivamente em situações de convívio, brincadeira e sistematização de produções do grupo.

Para escolher é preciso que de fato haja opções – inclusive a de ficar sozinhas, se as crianças assim o desejarem, por isso o professor deverá garantir a diversidade de ofertas ou ambientes organizados de forma confortável e convidativa, por temas, recursos ou tipos de materiais que devem estar sempre acessíveis às crianças.

Essa modalidade organizativa pode ser usada para trabalhar principalmente os conteúdos ligados à formação pessoal e social, ao brincar e à linguagem oral e escrita.

 

REGRA BÁSICA DE USO:

Cada espaço deve ter um limite de crianças que devem ocupá-lo, cabe a elas o revezamento e a negociação para que possam ocupar estes espaços juntas ou alternadas, desta forma o brincar fica organizado e toma dimensões lúdicas pedagógicas, evitando aquela brincadeira que vira uma bagunça desorganizada, onde o objetivo é apenas tirar do lugar.

Vamos lembrar o criador dos “cantinhos” o Educador Celestin Freinet que dedicou a vida a elaborar técnicas de ensino que funcionam como canais da livre expressão e da atividade cooperativa, com o objetivo de criar uma nova educação.

Freinet criou uma pedagogia do trabalho. Para ele, a atividade é o que orienta a prática escolar e o objetivo final da educação é formar cidadãos para o trabalho livre e criativo, capaz de dominar e transformar o meio e emancipar quem o exerce.

Um dos deveres do professor, segundo Freinet, é criar uma atmosfera laboriosa na escola, de modo a estimular as crianças a fazer experiências, procurar respostas para suas necessidades e inquietações, ajudando e sendo ajudadas por seus colegas e buscando no professor alguém que organize o trabalho.

A pedagogia de Freinet se fundamenta em quatro eixos: a cooperação (para construir o conhecimento comunitariamente), a comunicação (para formalizá-lo, transmiti-lo e divulgá-lo), a documentação, com o chamado livro da vida (para registro diário dos fatos históricos), e a afetividade (como vínculo entre as pessoas e delas com o conhecimento).

 Quando organiza os cantinhos, o professor não separa o conteúdo por partes, mas proporciona ao aluno a observação e a ação sobre determinado objeto de estudo (livros. experiências, material dourado, material para contagem, etc.).

Quando planejar cantinhos em sala, relacione-os com os conteúdos estabelecidos no planejamento, assim seus alunos poderão interagir diariamente.

CANTINHO DE ACOLHIDA:

O lugar de acolhida deve ser aconchegante, gostoso. Deve ser estimulante para as crianças e para aqueles que ali ficam boa parte do dia. O salão foi dividido em duas partes:

Na maior, espaços para a descoberta.

Na menor espaço para as rodas de conversa, calendário e chamadinha.

CANTINHO RODA DE CONVERSA:

A roda de conversa deve ser em um lugar espaçoso, deve proporcionar que as crianças consigam ver umas as outras, bem como escutar o que está sendo conversado. Neste espaço, combinamos o nosso dia, planejamos nossa rotina, discutimos regras, conversamos, aprendemos sobre o tempo e os dias da semana e fazemos a chamadinha.

CANTINHO VARAL DA ROTINA:

O Varal da rotina, tem fotos das crianças em diversas atividades, ele é ordenado de acordo com o espaço/tempo da rotina diária, e o  calendário que inclui o  registro do tempo.

CANTINHO SIMBÓLICO DE MATERIAIS:

Nestas cestinhas devem conter livros, bandinha, legos, gibis, livros e acessórios para pentear o cabelo etc.. São itens que estimulam a imaginação e exercitam o simbólico.

CANTINHO DA ATIVIDADE REALIZADA:

No varal, cada um tem seu espaço para colocar suas atividades para ficarem expostas por algum tempo.

CANTINHO DO CRESCIMENTO:

Um dinossauro ( ou outro animal qualquer que tenha uma régua medidora) e uma balança. A forma mais divertida de trabalhar conceitos como maior, menor, mais leve, mais pesado…

CANTINHO DAS DESCOBERTAS:

DESCOBERTA DA HISTÓRIA

Poltronas aconchegantes e que mudam seu formato, dispor livros e caixas, nos varais e nos bolsos deste painel é uma forma de incentivar a leitura e o hábito de ler.

CANTINHO DA IMAGINAÇÃO:

DESCOBERTA DA IMAGINAÇÃO

Neste espaço as crianças fazem de conta o tempo todo. Uma hora são mães outra são os pais, penteando e arrumando seus filhos ou então, a “moça do salão”.

CANTINHO DA IMAGEM:

O espaço deve ter um espelho de tamanho razoável, que serve não apenas para o momento da brincadeira neste cantinho, mas a todo instante, como forma de construir a imagem corporal.

CANTINHO DO CONSTRUTOR

 

Sobras de  material da reforma, pedaços de madeiras, trinques, fechaduras etc, tudo isto pode ser colocado em uma tábua, kit com ferramentas e, de repente, futuros engenheiros e arquitetos.

 CANTINHO DO ACAMPAMENTO:

 

Uma barraca e muitas bolinhas. Podem também ser recheada de colchonetes e cada momento mudar o recheio.Diversão garantida.

 

CANTINHO DA FANTASIA

 

Cabides, roupas, acessórios, chapéus e bolsas de um lado.

Uma cozinha completinha de outro

Assim, incentivamos a imaginação e a livre expressão das crianças.

 

CANTINHO DA AREIA

■ TANQUE  O uso desse espaço pode ser incrementado com cavalinhos, bonecos e caixotes, estimulando ainda mais o faz-de-conta. Nos dias de calor, vale apostar na água, colocada em bacias para que as crianças percebam a diferença de consistência entre a areia seca e a molhada.

 

Cuidados  Cobrir o tanque com lona à noite para protegê-lo da chuva e de animais, evitar a mistura de pedrinhas (que podem ser ingeridas) e limpar a areia com frequência – existem produtos específicos para isso.

 

Adaptação  É possível propor as mesmas atividades no chão de terra ou usando caixas com areia.

 

CANTINHO DOS BRINQUEDOS  E SUCATA

No pátio

 

■ SALA DO LADO DE FORA  Retirar objetos do espaço interno e transportá- los para o pátio transforma a relação com o espaço, criando brincadeiras, dando novo significado aos objetos e mudando seu uso convencional.

 

Cuidado  Limpar todos os utensílios antes de retorná-los às salas.

 

Adaptação  Se houver poucos brinquedos, pode-se levar livros e organizar rodas de leitura ao ar livre.

 

CANTINHO DOS ANIMAIS:

 

■ CUIDAR DE ANIMAIS  A ideia é observar e alimentar os bichos. Durante essa atividade, pode-se detalhar características dos animais: tempo de vida, hábitos, se vivem em grupo etc.

 

Cuidados  Todos os bichos devem ser acompanhados por um veterinário. Também é importante destacar alguém da equipe da escola para cuidar deles nos fins de semana e feriados.

Adaptação  Caso não haja espaço para criações, pode-se optar por animais pequenos, como tartarugas de aquário, peixes e porquinhos-da-índia.

 

CANTINHO DA PINTURA:

■ PINTURA EM AZULEJOS  Em ladrilhos, é possível pintar, lavar e pintar de novo. O uso de rolinhos, esponjas, pincéis de diferentes espessuras, tintas de cores variadas ou produzidas com as crianças (receita abaixo) exercita a capacidade de expressão e coloca a turma em contato com a linguagem artística.

 

Cuidado  Utilizar somente tintas atóxicas e pincéis de boa qualidade, que não soltem as cerdas com facilidade.

 

Adaptação  Algumas peças de ladrilho ou mesmo uma placa de vidro podem ser colocadas num canto próximo a uma torneira, facilitando a limpeza.

 

 

Como fazer tintas caseiras para crianças

Ingredientes:

  • 3 colheres de chá de açúcar
  • ½ colher de chá de sal
  • 2 copos de água
  • ½ copo de amido de milho
  • Corantes alimentares diversos
  • Pequenos frascos de vidro com tampa

Como fazer :

Junte o açúcar, sal, amido de milho e água numa pequena panela e leve a fogo brando, misturando bem até se formar uma mistura espessa. Desligue e deixe esfriar.Depois distribua a mistura em diferentes frascos de vidro, adicione os corantes alimentares para obter as cores desejadas e agite bem para obter uma tonalidade homogênea. A própria confecção da tinta é uma atividade que pode também envolver as crianças.

Cores diferentes:

  • Tinta verde: corante alimentar azul + amarelo
  • Tinta castanha: corante alimentar vermelho + verde
  • Tinta cor-de-laranja: corante alimentar vermelho + amarelo
  • Tinta púrpura: corante alimentar vermelho + azul
  • Tinta turquesa: corante alimentar azul + verde
  • Tinta dourada: corante alimentar amarelo + cor-de-laranja + vermelho
  • Tinta prateada/cinzenta: corante alimentar preto + azul
  • Tinta cobre: corante alimentar vermelho + amarelo + castanho

Como preservar as tintas caseiras:

 Verifique se os frascos estão bem fechados. Devido  seus ingredientes, esta tinta também pode ser usada para pintar com os dedos/mãos e não é perigosa se ingerida, por isso, é aconselhada a crianças menores também.

 

CANTINHO DA HORTA:

 

■ HORTA  Cultivar diferentes vegetais é uma das estratégias para descobrir quais mudanças cada um deles apresenta ao longo do ano, que insetos mais atrai e que frutos e flores dá. Também desenvolve a cooperação para realizar uma tarefa. Se um dos pequenos topar com minhocas, o professor pode colocá-las em um aquário de vidro para a turma examiná-las melhor. Outra opção é distribuir lentes de aumento de plástico para que todos possam vê-las em detalhes.

 

Cuidado  Prevenir o contato com insetos perigosos – especialmente lagartas, que podem gerar ferimentos. Da mesma maneira, o ideal é evitar espécies de plantas que causem alergias ou tenham muitos espinhos.

 

Adaptação  Se não houver horta, planta-se em vasos, floreiras e até pneus. Outra opção é cultivar trepadeiras junto a muros e cercas, substituindo as árvores.

 

CANTINHO DO PIQUENIQUE:

 

■ PIQUENIQUE  Proporcionando interação entre as crianças e estimulando a autonomia para se alimentar, o piquenique serve também para ajudar a conhecer alimentos diferentes. Fazer salada de frutas ou gelatina com a turma é um ótimo incentivo para provar coisas novas.

 

Cuidado  Atenção a formigas e insetos atraídos pela comida. E, para evitar problemas de saúde dos pequenos, é necessário investigar previamente possíveis alergias a alimentos.

 

Adaptação Na falta de gramado, pode-se estender uma toalha em qualquer espaço com sombra.

CANTINHO DA ÁGUA:

 

Na água

 

■ PISCININHA  É interessante integrar outros utensílios à água, criando lavatórios de brinquedos ou laguinhos para minibarcos, por exemplo. Outros usos incluem fazer pequenas represas e canais escavados na terra. Produzir arco-íris, com a dispersão de gotas de água na luz solar, instiga a curiosidade e abre caminho para apreciar esse fenômeno da natureza.

 

Cuidado:  Secar as crianças para evitar resfriados. Isso pode ser feito também aproveitando o ambiente externo – em esteiras, enquanto o professor lê histórias para a turma.

 

Adaptação  Uma alternativa é usar baldes, mangueiras e acessórios de borrifar, vendidos em lojas de jardinagem.