(Maria Luzita de Faria – Pedagoga – Inspiração Consultoria Pedagógica / ao copiar cite a fonte)
Como as crianças precisam estar ativas, há uma variedade de centros e áreas que atendem às diversas necessidades, interesses e idades das crianças.
A cada ambiente, é atribuÃdo um valor especial, pelas possibilidades que o mesmo oferece. Todos foram pensados a fim de atingir um objetivo especÃfico na parte pedagógica, mas vale lembrar que o objetivo maior é o de proporcionar à criança um ambiente significativo, seguro e que proporcione uma infância feliz.
ENSINO FUNDAMENTAL
Matemática
As crianças aperfeiçoarão suas capacidades de solucionar problemas. Irão aprender sobre e seqüências, conceitos numéricos, comparações, classificações, conjuntos, operações básicas (adição e subtração), gráficos simples e medidas básicas.
Ciência e Tecnologia
Será estimulada nas crianças a curiosidade sobre o mundo natural e sobre o conhecimento das caracterÃsticas de materiais comuns. Elas identificarão os ciclos da natureza, utilizando técnicas de observação e trabalharão em grupos, usando o computador nas diferentes atividades curriculares.
Linguagens ArtÃsticas e Expressivas
As crianças ampliarão seus conhecimentos sobre cores e formas, de modo que serão capazes de expressar suas idéias, utilizando-se de diferentes linguagens e expressando-se através da música, da arte, do teatro e da dança. Baseado no conceito da Zona de Desenvolvimento Proximal (a distancia entre aquilo que o indivÃduo já sabe fazer sozinho e o que é capaz de realizar com a ajuda do outro), desprende-se a idéia da integração dos diferentes grupos de alunos como essencial para promover possibilidades de troca de conhecimentos, como um convite ao aprendizado.
Habilidades FÃsicas e de Bem Estar
As crianças serão estimuladas a desenvolver atividades fÃsicas que contribuam para fortalecer o equilÃbrio e flexibilidade, ampliando a consciência sobre saúde e normas de segurança. Além disso, ao trabalhar cooperativamente em grupos, serão estimulados a compartilhar, mostrando consideração e esperando a vez, aprendendo, dessa forma, regras de convÃvio social.
Consciência Pessoal e Social
As crianças desenvolverão companheirismo e espÃrito de grupo, aprendendo a ouvir e respeitando-se uns aos outros, entendendo e aceitando as diferenças e os talentos individuais.
Crescendo com Saúde
As crianças desenvolverão o gosto pela alimentação saudável, o interesse pela experimentação de novos sabores. Entenderão o ciclo da produção dos alimentos, evitando o desperdÃcio, e adquirindo boas maneiras à mesa, além de hábitos saudáveis de higiene.
Finanças e Empreendedorismo
As crianças ampliarão seus conhecimentos sobre o valor do dinheiro, a importância de saber gastar e de saber economizar, entenderão o ciclo produtivo que impulsiona o consumo e a diferença entre “querer†e “precisarâ€, aprendendo a discernir entre as necessidades reais e as sugestionadas pela mÃdia de massa.
Educação Ambiental
As crianças aprenderão, por meio de relacionamento e contato direto com a natureza, a admirar, respeitar e amar a Terra. Através do desenvolvimento desses sentimentos, surgirá como conseqüência, a conscientização, o espÃrito de conservação e preservação ambiental. As crianças desenvolverão as noções de sustentabilidade e de “saber cuidarâ€, da flora, da fauna, da Terra.
Ética e Valores
Acolher e abraçar todas as religiões e credos. Os temas relacionados a fé são tratados como tema transversal, trabalhado através de valores como paz, justiça, fraternidade, generosidade, respeito, honestidade e amor. O objetivo é promover a descoberta de si e do outro por meio de atividades lúdicas. As crianças compreenderão que as pessoas são diferentes: pensam, agem e também acreditam (ou não) em coisas diferentes, mas que isso não as separa, e sim as une.
De acordo com Gardner, estas seriam nossas sete inteligências:
Lógico-matemática: capacidade de realizar operações matemáticas e de analisar problemas com lógica. Matemáticos e cientistas têm essa capacidade privilegiada.
LingüÃstica: habilidade de aprender lÃnguas e de usar a lÃngua falada e escrita para atingir objetivos. Advogados, escritores e locutores a exploram bem.
Espacial: capacidade de reconhecer e manipular uma situação espacial ampla ou mais restrita. É importante tanto para navegadores como para cirurgiões ou escultores.
FÃsico-cinestésica: potencial de usar o corpo para resolver problemas ou fabricar produtos. Dançarinos, atletas, cirurgiões e mecânicos se valem dela.
Interpessoal: capacidade de entender as intenções e os desejos dos outros e, conseqüentemente, de se relacionar bem com eles. É necessária para vendedores, lÃderes religiosos, polÃticos e, o mais importante, professores.
Intrapessoal: capacidade de a pessoa se conhecer, incluindo aà seus desejos, e de usar essas informações para alcançar objetivos pessoais.
Musical: aptidão na atuação, apreciação e composição de padrões musicais.
Baseado nestas premissas os cantinhos devem ser construÃdos pouco a pouco, atendendo à s expectativas e à s necessidades dos indivÃduos. Eles devem se apresentar organizados previamente.
Nesses cantinhos, devem aparecer os materiais sugeridos a seguir:
Cantinho da leitura: livros atraentes com novidades constantes, jornais, revistas, livros criados pelos alunos.
Cantinho do jogo: quebra-cabeça, jogos de encaixe ou construção, dominó, entre outros.
Cantinho da matemática: blocos lógicos, sólidos geométricos, material dourado, ábaco.
Cantinho de atividades manuais: papel jornal, lápis de cera, lápis de cor, massa de modelagem, argila, tesoura, papéis coloridos, pincéis, tintas, material para recorte e colagem, material de sucata.
Outros cantinhos poderão ser construÃdos de acordo com a realidade e a necessidade dos alunos.
A organização dos grupos para o trabalho diversificado deve atender a alguns critérios, tais como:
1. O número de grupos e a quantidade de elementos não são fixos e devem atender aos objetivos do trabalho.
2. O número de grupos a serem formados dependerá da habilidade do professor em conduzi-los.
Sugerimos que:
a. Ao se iniciar um trabalho diversificado numa classe, que ela seja dividida em dois grupos — um dirigido pelo professor e outro que trabalhará independentemente. Isso facilitará, inicialmente, a movimentação da turma e dará maior segurança aos alunos e ao professor num trabalho novo.
b. Ao organizar os grupos, os alunos não apresentem grandes diferenças, quer para aprender um conteúdo novo, quer para corrigir e superar deficiências.
c. A introdução do trabalho diversificado seja gradativa, pois, quando se diversificam muitas atividades no mesmo dia, podem ocorrer dificuldades na movimentação dos alunos na sala, gerando uma queda no rendimento do trabalho.
Planejando atividades
Para planejar um trabalho diversificado, é preciso:
1. Prever o tempo que se gastará com o grupo dirigido para se organizar a atividade independente.
2. Organizar a atividade independente de acordo com as necessidades e possibilidades do grupo, com orientações claras, para que os alunos atuem interessados e motivados e não precisem recorrer constantemente ao professor.
3. Arrumar a sala de aula com a previsão da disposição de carteiras, cantinhos, flanelógrafo, quadro de pregas, de modo a facilitar a movimentação dos alunos, evitando que um grupo perturbe o outro.
4. Iniciar o trabalho fazendo uma assembleia que servirá para integrar os alunos e professores para que, juntos, tomem decisões sobre o encaminhamento das atividades a serem desenvolvidas.
5. Preparar os alunos para as modalidades de trabalho independente (orientação, hábitos de estudo e organização) e de trabalho de grupo (indivÃduos que trabalham em conjunto para solução de problemas em que cada um é responsável pelo trabalho de todos).
6. Distribuir os alunos pelos grupos, definindo quem vai fazer trabalho dirigido e quem vai fazer trabalho independente.
7. Corrigir os trabalhos e avaliar os resultados obtidos. Destacamos que o trabalho independente deve ser avaliado para que os alunos não se desmotivem ao realizá-lo e possam superar suas possÃveis falhas.
Conclusão
O trabalho diversificado em sala de aula constitui-se em uma alternativa capaz de atender às diferenças individuais, envolvendo os alunos em diversas atividades, criando um ambiente de trabalho amistoso e atraente, onde todos tenham a oportunidade de trabalhar a cooperação, o respeito e a convivência em grupo, e entendendo que, apesar das diferenças pessoais, existem interesses, objetivos maiores, que são comuns para serem conquistados.
EDUCAÇÃO INFANTIL:
Cantinhos para sala de aula
Cantinho da Leitura:
Nesse “cantinho” devem conter livros de histórias infantis diversas adequadas à faixa etária dos alunos.
Praticamente todas as salas de aula de turmas iniciais já possuem este “Cantinho” que deve ser feito com estantes da altura das crianças e almofadas coloridas ou tapete emborrachado para a Hora do ouvir e contar histórias. É muito importante que as crianças tenham contato com os livros, e os identifiquem como algo do seu dia a dia, que está ao seu alcance, com o que pode contar. Isso facilitará todo o processo de alfabetização e será imprescindÃvel para tornar seu aluno um futuro leitor.
Cantinho da Música:
Sugerimos gravar em CDs em diferentes estilos musicais escolhidos pelo professor e pelo menos 1 preferido de cada aluno.
Nesse mesmo cantinho deve ter uma Caixa com instrumentos musicais, que podem ser confeccionados pelas próprias crianças com a ajuda do professor.
Cantinho da Sucata:
Construir brinquedos, bonecos, casinhas; usar tampas de refrigerantes, palitos, potinhos para contagem; simplesmente manusear e distinguir cores e formas de olhos abertos ou vendados; são somente alguns exemplos do que pode ser feito com este rico material.
Cantinho das Dramatizações:
Um baú/caixa repleta de chapéus, óculos, chalés, bijuterias, maquiagens, fantasias, perucas, máscaras… Em frente a ele um espelho na altura das crianças.Dentro de sua sala de aula um ambiente fascinante onde atividades corporais e de Jogo Simbólico serão realizadas.
Cantinho dos Jogos:
Os Jogos Pedagógicos confeccionados em EVA, cortiça, cartolina ou até mesmo os de madeira e borracha também devem estar ao alcance dos pequenos em um “cantinho” especial. Quebra-cabeças, Jogos de Encaixe e muitos outros… A professora pode também ir confeccionando aos poucos com seus alunos, de acordo com as datas comemorativas e colecionando-os numa caixa também separada.
Brinquedoteca:
Que os momentos de brincadeiras com os mesmos também sejam, por vezes, supervisionados pelo professor ao qual pode fazer interferências criando situações-problemas, comparando-os a atitudes de sua realidade diária, provocando novas descobertas no meio das brincadeiras.
A básica “chamadinha”:
Na sua “chamadinha” básica além dos nomes e das fotos de seus alunos, da janelinha do tempo e dos dias da semana você pode incluir algo importante do dia: Uma notÃcia, uma data especial, um acontecimento na escola, ou simplesmente a conclusão do dia registrada por escrito juntamente com os alunos. Torne este momento diário sempre atraente e divertido. E lance mão destes recursos presentes em sua “chamadinha” sempre que necessitar não somente na hora da entrada.
Referências Bibliográficas
FARIA, Yara Prado de. Por Que Trabalho Diversificado? Revista Criança, Minas Gerais, nº 20, jan. 1989.
MARCOZZI, Alayde Madeira; DORNELLES, Leny Werneck; REGO, Marion Villas Boas Sá. Ensinando à Criança: um Guia para o Professor. 3. ed. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1976.
SMOLKA, A. L. B. A Prática Discursiva na Sala de Aula: uma Perspectiva Teórica e um Esboço de Análise. Cadernos Cedes, São Paulo, nº 24, 1991.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
Fonte: Revista do professor. Ano XIII, nº 50, abr. a jun., Porto Alegre: CPOEC 1997. p. 26–27.