» COGNIÇÃO PARTE 2

O bebê pensa? De que forma?
O desenvolvimento se dá de maneira contínua desde os primeiros dias, e de acordo com Piaget, no início a criança ainda não representa internamente e não “pensa†conceitualmente. O seu pensamento é constituído pelas suas sensações (sensório) e movimentos (motor), ou seja , ela descobre as propriedades dos objetos do seu ambiente manipulando-os. Piaget descreveu vários estágios do desenvolvimento e de acordo com suas teorias, cada estágio é constituído sobre as estruturas do anterior e isto significa que cada etapa superada é uma preparação para o estágio seguinte. Assim, a criança necessita de estimulação visual, audititiva e tátil para que sua inteligência se desenvolva.

Idade: 4 a 5 anos

– Pega o número especificado de objetos, quando lhe pedem.
– Copia um triangulo, a pedido.
– Separa objetos por categoria.
– Demonstra compreensão (apontando) se um objeto é pesado ou leve.
– Empilha 2 ou mais argolas numa estaca por ordem de tamanho.

Idade : 5 a 6 anos

– Desenha gravuras simples – casa, homem, árvore.
– Recorta e cola formas simples.
– Copia letras maúsculas, grandes, isoladas em qualquer lugar do papel.
– Capaz de copiar letras pequenas.
– Escreve o seu nome.
– Colore obedecendo contornos.
– Capaz de cortar gravura de revista sem sair muito do contorno.
– Copia desenhos complexos.