1. Aspectos que os familiares podem verificar diretamente na creche ou na pré-escola
•  A instituição tem autorização de funcionamento expedida pela Secretaria Municipal de Educação?
•  O alvará sanitário está afixado em lugar visÃvel?
•  A instituição tem proposta pedagógica em forma de documento?
•  Reuniões e entrevistas com familiares são realizadas em horários adequados à participação das famÃlias?
•  Há reuniões com familiares pelo menos três vezes por ano?
•  Os familiares recebem relatórios sobre as vivências, produções e aprendizagens pelo menos duas vezes ao ano?
•  A instituição permite a entrada dos familiares em qualquer horário?
•   Existe local adequado para receber os pais ou familiares? E para aleitamento materno?
•  As professoras têm, no mÃnimo, a formação em nÃvel médio, Magistério?
•  Há no mÃnimo uma professora para cada agrupamento de:
•  6 a 8 crianças de 0 a 2 anos?
•   15 crianças de 3 anos?
•  20 crianças de 4 até 6 anos?
•  As salas de atividades e demais ambientes internos e externos são agradáveis, limpos, ventilados e tranqüilos, com acústica que permite uma boa comunicação?
•  O lixo é retirado diariamente dos ambientes internos e externos?
•  A instituição protege todos os pontos potencialmente perigosos do prédio para garantir a circulação segura das crianças e evitar acidentes?
•  A instituição tem procedimentos pré-estabelecidos que devem ser tomados em caso de acidentes?
2. O que os familiares podem verificar com a criança sobre o atendimento na educação infantil
•   Pergunte qual é o nome das professoras e de outros funcionários.
•   Pergunte o nome dos amiguinhos mais próximos.
•  Pergunte à criança o que ela mais gostou de fazer naquele dia.
•  Incentive à criança a contar e a narrar situações vividas na instituição:
•   que músicas cantou ou ouviu;
•   quais brincadeiras aconteceram;
•   que pinturas, desenhos, esculturas ela fez;
•   qual livro a professora leu;
•   que história a professora contou;
•   o que ela está aprendendo, entre outras.
3. O que os familiares podem observar diretamente na criança sobre o atendimento na educação infantil
•  Observe o comportamento da criança quando ela chega na instituição (alegria, timidez ou choro).
•  Observe diária e atentamente enquanto estiver conversando com a criança, seu olhar, seus gestos, sua fala suas reações podem ajudar a avaliar o estado fÃsico e emocional.
•  Observe as reações da criança ao ver seus colegas, isso pode demonstrar como está a relação com a turma.
•  Observe as produções e o material que ela traz da instituição.
TEXTO ELABORADO POR MARIA LUZITA DE FARIA
PERMITIDO REPRODUÇÃO DESDE QUE CITADA A FONTE