Para pais e mães preocupados com tipo de escola que colocarão seus filhos vai aà algumas dicas que podem ajudar. O primeiro passo é observar se a escola compreende mais cadeiras e mesas nas salas de aula do que espaços para as brincadeiras. Ao se bater o olho numa escola que trabalha com crianças pequenas e que só tem cadeiras e armários para se guardar o material, onde a sala é extremamente arrumada, tudo no lugar, é uma escola que não respeita a expressão da criança. Nesse caso não é a criança que entra em ação, e sim o professor que fica o tempo todo mandando pintar, desenhar, etc.
lkjhgfAgora, se a escola tem na própria sala de aula um cantinho para a leitura, para o teatro, para brinquedos, vê-se que é uma instituição que valoriza a ação e a própria autonomia da criança para escolher. Os  pais devem conversar com o coordenador,observar o espaço com olhos crÃticos já é um bom começo, pois é difÃcil para os pais entenderem as questões pedagógicas.
    Outra dica é observar se a escola tem desenhos do Mickey, Pato Donald, florzinhas, ou qualquer outra figura preestabelecida decorando a escola. Esse é um caso de escola que valoriza a cultura do adulto para enfeitar, reproduzir imagens que não são da realidade das crianças. No entanto, se a sala de aula tem os trabalhos da meninada colados nas paredes, com os materiais dispostos na altura delas, e além de desenhos tem esculturas, colagens, etc. é um bom sinal de que está se valorizando vários tipos de linguagens.