» Experiências para realizar uma Feira de Ciências

Maria Luzita de Faria – pedagoga responsável ( se copiar, cite a fonte)

MONTAGEM DA FEIRA:
O espaço escolhido poderá ser montado de forma que quando as pessoas entrem vejam a feira como um todo, mesas dispostas ao lado e corredor interno livre para visitação.

Cada boxe deverá ter no mínimo uma mesa, com duas cadeiras, biombos de separação entre os boxes, espaço para colar cartazes que podem ser direto na parede ou em um quadro móvel.

Os grupos deverão ser separados da seguinte forma:
2 a 4 anos: máximo de 3 alunos a cada 15 minutos, professora titular e um professor auxiliar.
5 a 8 anos: máximo de 4 alunos a cada 20 minutos, professora titular e um professor auxiliar.
Na recepção (porta) deverá ter dois professores que conheçam a feira inteira e possam orientar os visitantes.
Nos banheiros deverão ter um auxiliar de limpeza a postos para qualquer eventualidade.
Se houver distribuição de cafezinho ou outro alimento, deverá ter uma mesa como os demais e ter no mínimo duas pessoas atendendo.

GRUPO 2 à 3 anos (EXPERIÊNCIA SENSORIAL Nº 1)

Tato

Explorar o tato como mediador das diferentes sensações que podemos ter. O melhor meio a ser utilizado deve ser a gelatina, em todas as suas etapas (quente, morno, frio, mole e dura).
Material necessário:
• Mesas;
• travessas altas com a gelatina.
As crianças devem mostrar aos adultos a experiência e serem capazes de dizer que existe quente, frio, mole e duro.

 

OBSERVAÇÃO: Como são crianças pequenas pode-se no final da mostra entregar um potinho com gelatina para degustação. Para os cartazes, colagens com diversos exemplos da experiência. Outra versão é usar espuma, lã, bombril e fazer o contorno de mãos e pés.

GRUPO 2 à 3 anos (EXPERIÊNCIA SENSORIAL Nº 2)

Tato e Olfato

Exploração das sensações através do olfato e do tato, copinhos com tampa furadinha. Dentro devem ser posto alho, café, flores, e outros que tenham cheiro bem forte. Para o tato usar caixas de sapato com furos redondos que caibam somente a mão, dentro pode ser colocado terra, areia molhada, pedrinhas de diversos tamanhos, água gelada, água quente, etc.

Material necessário:
• Mesas;
• copinhos com tampa;
• diversos tipos de alimento com odor forte;
• caixas de sapato;
• diversos materiais como terra, areia e outros.

As crianças devem fazer com que os adultos cheirem os potinhos e consigam explicar que o cheiro/odor que sentem e através de um dos sentidos chamado olfato. O mesmo deve ocorrer com a experiência do tato, lembrar que está localizado na pele como um todo e não só nas mãos.

OBSERVAÇÃO: As crianças devem estar separadas em dois grupos para não gerar confusão. Mostrar aos adultos a vivência e poderá ser dado como lembrancinha um pequeno sachê de sabonete.
Cartazes com os produtos utilizados podem ser colados em escala do odor mais forte ao odor mais fraco. Impressão do nariz e autorretrato.
GRUPO 3 à 4 anos (EXPERIÊNCIA SENSORIAL Nº1)

GERMINAÇÃO EM DIVERSAS FASES:

Germinação do Feijão: utilizando pouca água, muita água e água na quantidade certa.
Material necessário:
• Potinhos com algodão e/ou terra;
• Ãgua em várias medidas;
• Tempo.
A germinação da semente é uma das fases mais importantes na vida das plantas. A semente é o primeiro passo para o desenvolvimento da planta, desta forma uma semente é como uma pequena cápsula, que contém um embrião em vida latente dentro dela. A vida dentro das sementes se mantém graças às fontes e reservas de alimento e água, que mantém o embrião dentro dela vivo.
Sem condições ambientais favoráveis, a semente fica dormente ou em estado inativo. Quando as condições externas se tornam favoráveis, o processo de metabolismo é iniciado e as sementes germinam. E ela agora está pronta para crescer e se tornar uma planta adulta. Então, simplesmente, a germinação é um processo que inclui várias mudanças que ocorrem a partir da semente inativa até o momento em que condições externas favoráveis são fornecidas para que a semente brote.

OBSERVAÇÃO: Os alunos podem registrar as fases de cada feijão e o que aconteceu através de desenho e decorar a sala para explicar os resultados.
Cartazes devem ser colados ou fotos que indiquem que a experiência foi realizada em sala.
GRUPO 3 à 4 anos(EXPERIÊNCIA SENSORIAL Nº2)

O OVO QUE FLUTUA

O que flutua? O que não Flutua?
Material necessário:
• Ovos;
• Recipientes que caibam o ovo;
• Ãgua com sal;
• Ãgua sem sal
O ovo flutua?
Claro que sim. Usar dois copos com água e dois ovos, em um deles acrescentar 3 colheres de sal e mexer, o ovo irá subir lentamente.
Porquê? O ovo é mais pesado do que a água doce. Quando o sal se dissolve na água, a densidade dela aumenta. O ovo torna-se então mais leve do que o líquido que o manteve no fundo inicialmente. Por isso, o ovo sobe.

OBSERVAÇÃO: Os alunos podem registrar através de desenho seus ovos e podem fazer a experiência na frente dos adultos explicando.

GRUPO 4 à 5 anos (EXPERIÊNCIA SENSORIAL Nº1)

ESPUMA QUE NÃO ACABA MAIS

Material necessário:
• Copo alto e estreito 600 ml
• Dois copos pequenos 250 ml.
• Vinagre.
• Detergente.
• Bicarbonato de sódio.
• Ãgua.
• Corante alimentar (opcional).
Como fazer: Colocar cerca de 25 ml de uma solução de vinagre com detergente num copo pequeno. Adicionar umas gotas de corante alimentar se quiser.
Colocar cerca de 25 ml de uma solução de água com bicarbonato de sódio em outro copo pequeno.
Misturar as soluções no copo maior.
Observar a formação de espuma.
EXPLICAÇÃO:
A espuma é produzida pela libertação de dióxido de carbono na solução com detergente, quando o ácido acético do vinagre reage com o bicarbonato.

Cartazes/ fotos: Podem ser feitos com os desenhos representando fases da experiência.

GRUPO 4 à 5 anos (EXPERIÊNCIA SENSORIAL Nº2)

ENCHIMENTO AUTOMÃTICO DE BALÕES

Material necessário:
• Garrafa de gargalo estreito;
• Funil.
• Balão.
• Vinagre.
• Bicarbonato de sódio.

Como fazer:
Colocar o vinagre dentro de uma garrafa de gargalo estreito até encher cerca de um quarto da mesma.
Com o funil, colocar um pouco de bicarbonato de sódio dentro do balão.
Colocar cuidadosamente o balão no gargalo da garrafa. Levantar o balão de modo que o bicarbonato de sódio caia para dentro da garrafa.
O vinagre começa a fazer bolhas e o balão começa a encher devagarinho.

EXPLICAÇÃO:
O ácido acético do vinagre reage com o bicarbonato de sódio libertando dióxido de carbono. À medida que se forma mais gás, a pressão dentro da garrafa aumenta e o balão enche.

GRUPO 5 à 6 anos (EXPERIÊNCIA SENSORIAL Nº1)

MENSAGEM SECRETA

Material necessário:
• Copo de vidro ou plástico.
• Pincel fino.
• Folha de papel.
• Faca.
• Sumo de limão.
Como fazer:
Cortar um limão ao meio, com a ajuda de uma faca.
Espremer o sumo do limão dentro do copo.
Com a ajuda do pincel, escrever uma mensagem, numa folha de papel branca.
Colocar o papel num local seco, deixando que a mensagem se torne realmente invisível.
Para revelar a mensagem, fazer o seguinte:
• Com a mensagem virada para baixo, passar ferro, utilizando um ferro quente em cima de uma tábua de passar, colocando um pano velho por baixo, para não sujar.
• Repetir várias vezes, desligar o ferro e virar a folha.
A mensagem aparecerá em cor castanha, bem visível.
Explicação:
O sumo de limão tem, na sua constituição um ácido, que se chama ácido cítrico. Por causa do calor, sofre uma reação e transforma-se numa substância de cor castanha.

Cartazes: Lembrar que o professor deverá cortar os limões, se quiser poderá levar a sala já cortados. Colar as experiências bem sucedidas realizadas em sala.
GRUPO 5 à 6 anos (EXPERIÊNCIA SENSORIAL Nº2)

CORES
O que você precisa:

• 1 prato fundo
• um pouco de leite
• corantes de alimento (pelo menos duas cores diferentes)
• 1 palito de dente
• detergente de cozinha

O que deve fazer:
1. Coloque um pouco de leite num prato fundo e deixe descansando alguns minutos para que o leite não se mova no prato.
2. Pingue algumas gotas de corantes de alimentos de cores diferentes. NÃO MISTURE OS CORANTES!
3. Pegue um palito de dente e molhe a pontinha com um pouco de detergente para louças. Não é necessário colocar muito detergente, só coloque um pouco na ponta do palito. Retire o excesso (se ficar como uma gota).
4. Rapidamente, coloque o palito no meio de alguma mancha de tinta. Quando colocar o palito no meio do corante a cor vai explodir, se tornando uma bonita mancha. Vai colocando o palito vagarosamente em cada cor.
5. Você pode, agora, “passear” com o palito através das cores! Elas se misturam de uma forma divertida, formando manchas coloridas que se misturam em ondas.
CONCLUSÃO: Isso que vimos aqui foi um exemplo de como a tensão superficial age num líquido e como ela pode ser rompida pelo detergente. Se você tentar misturar os corantes movimentando um palito sem detergente, também será possível ver padrões interessantes, mas não serão tão bem misturados como usando o detergente.
GRUPO 6 à 7 anos (EXPERIÊNCIA SENSORIAL Nº1)

ÃGUA VIVA NA GARRAFA
Para essa experiência super simples e linda, você vai precisar de:
• um plástico transparente (daqueles de embalar fruta no supermercado)
• barbante ou linha
• garrafinha de plástico
• água
• corante
Primeiro, faça a “cabeça†da água viva amarrando com uma linha ou barbante o centro do seu saco plástico. Depois, corte “tentáculos†cortando tiras no plástico.
Em seguida, ponha um pouco de água na “cabeçaâ€, deixando um pouco de ar para que sua água-viva possa se movimentar na água. Encha a garrafa de água, use o corante de sua escolha, e coloque a água-viva dentro da garrafa. DICA: Para garantir que a garrafa não se abra, passe uma fita adesiva em volta da tampinha. Tampe a garrafa.

CONCLUSÃO: Esta experiência servirá de exploração visual e motora para os pequeninos, que descobrirão a “água viva†se movimentando à medida que forem manuseando a garrafa.

GRUPO 6 à 7 anos (EXPERIÊNCIA SENSORIAL Nº2)

MASSA MALUCA (COLOIDAL)

Trabalhando com a transformação de diversos tipos de materiais. Vivências através dos sentidos: tato e visão.

Além de muito divertido esse experimento auxilia na compreensão do conceito de viscosidade. E os alunos ainda podem levar para casa o resultado dessa divertida experiência. Além de aumentar o interesse pela ciência.
Para fazer a massa maluca, você precisará de:
• Jornal
• xícaras de medida
• 1 xícara de amido de milho
• vasilha ou panela grande
• corante de alimento (opcional)
• 1/2 xícara de água.

Como fazer:

Passo 1: Cubra uma mesa com o jornal e coloque o amido de milho na vasilha.
Passo2: Adicione uma ou duas gotas de corante de alimento de sua escolha. Coloque lentamente a água, mexendo o amido de milho e a água com as mãos até que o pó esteja todo úmido.
Passo 3: Continue adicionando a água até que a Massa Maluca fique parecendo um líquido quando mexer devagar.
Depois, com seu dedo ou com uma colher, tente dar tapinhas na superfície da massa. Quando a Massa Maluca estiver no ponto, não vai espirrar- vai parecer sólido.
Se sua Massa Maluca estiver muito seca, coloque mais água. Se estiver muito úmida, coloque mais amido de milho.
Por que isso acontece?
Explique aos alunos que a Massa Maluca é feita de pequeninas partículas sólidas de amido de milho em suspensão na água. Os químicos chamam essa mistura de coloide.
Como vimos durante a experiência, esse coloide tem um comportamento estranho. Quando você bate com uma colher ou espreme rapidamente entre seus dedos, parece duro, como se fosse um sólido. Quanto mais força você usa para espremê-la, mais espessa fica sua massa maluca. Mas quando você abre as mãos, ela escorre entre seus dedos como se fosse um líquido.
Tente misturar rapidamente a massa com seu dedo e você vai perceber que ela resiste ao movimento. Misture devagar e ela vai passar pelo seu dedo facilmente.
O comportamento da Massa Maluca está relacionado à sua viscosidade, ou resistência à fluidez. A viscosidade da água não muda quando você aplica uma força a ela, mas a viscosidade da Massa Maluca muda.

Cartazes e fotos: devem ser produzidos com colagens e explicações diversas das crianças coletadas nos momentos da experiência realizada em sala de aula.

GRUPO 7 à 8 anos (EXPERIÊNCIA SENSORIAL Nº1)

CICLONE NO POTINHO
Essa experiência é realmente muito simples e os materiais que você vai precisar são super fáceis:
• um potinho vazio com tampa ;
• detergente comum
Basta encher o seu potinho com água (encha mais ou menos 3/4 do pote) e coloque uma “espremida†de detergente dentro.
Tampe o potinho e lacre a tampa com fita adesiva para evitar qualquer desastre.
Agora basta sacudir o potinho de maneira circular, o seu ciclone se formará naturalmente.
Este experimento favorecerá a exploração visual e motora dos pequenos, que descobrirão o ciclone “turbilhando†no potinho.
GRUPO 7 à 8 anos(EXPERIÊNCIA SENSORIAL Nº2)

COMO FAZER UM VULCÃO
Material necessário:
• Bicarbonato de sódio (ou fermento)
• Detergente da roupa (de qualquer marca)
• Corante amarelo
• Corante vermelho
• Vinagre
• Garrafa de vidro transparente
• Espátula
• Tabuleiro de madeira
• Modelo de cone vulcânico (de gesso ou argila), não muito inclinado, não esquecer de modelar o vulcão em volta de um copo plástico, é ali que serão depositados os líquidos da experiência.
COMO FAZER:
Para preparar a lava você deve juntar, num copo, pequenas proporções de:
• bicarbonato de sódio (ou fermento);
• detergente da roupa;
• corante amarelo;
• corante vermelho.
Para completar esta “mistura vulcânica”, colocar vinagre no modelo de cone vulcânico, até um quarto da sua altura.
Juntar a mistura do copo com o vinagre, para desencadear a mini-erupção vulcânica.
Observar o resultado.

Explicação
Quando se adiciona a mistura ao vinagre, entra em contato o bicarbonato de sódio, que é uma substância alcalina, com o vinagre, uma substância ácida.
A reação entre eles origina milhões de bolhinhas de dióxido de carbono que arrastam consigo a “lava” do vulcão.

Cartazes/fotos da experiência realizada em sala e desenhos ou colagens de diversos vulcões, explicação e pesquisas sobre vulcões.