Todos os dias, a cada momento, nós estamos lidando com os números de uma forma tão natural e corriqueira que nem percebemos. Não precisamos ir à escola para entrarmos em contato com os números, pois eles estão nas horas, na nossa idade, nas datas, nos preços, no dinheiro etc. Em suma, os números estão em nossas vidas, em atividades complexas como as do comércio, divertidas como as de um jogo entre amigos, ou em atividades simples, como as que realizamos quando é preciso saber quantas cabras tenho que ordenhar.
Dizer exatamente em que época os homens começaram a desenvolver o sentido do número é um desafio que os historiadores de matemática ainda não conseguiram superar.
Ao longo da História, diferentes civilizações se organizaram em grupos, pastorearam animais, produziram e estocaram alimentos. Paralelamente a essas atividades, desenvolveram o sentido de número por uma questão de sobrevivência. Necessitavam saber se a quantidade de milho era suficiente para todo o inverno, se o rebanho estava todo em seu domÃnio, ou se, em caso de guerra, estavam em vantagem ou desvantagem. Usavam as mãos para representar as quantidades do que possuÃam.
Depois, utilizaram pedras, paus etc.
A compreensão da estrutura do sistema de numeração decimal é fundamental para o cálculo.